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Atendimento humanizado: saiba como usar a tecnologia como aliada

Atendimento humanizado: saiba como usar a tecnologia como aliada

O atendimento humanizado tem sido um divisor de águas para clientes e empresas. 


Os números comprovam! Segundo uma pesquisa realizada pela Hibou, empresa especializada em levantamentos e análises, em outubro de 2020, 94% dos brasileiros entrevistados afirmaram que um bom atendimento é essencial. Mas, na realidade, poucos estão satisfeitos de verdade. Das 2.600 pessoas ouvidas, apenas 11% delas estão totalmente contentes com o atendimento que receberam. 


No contexto de que uma abordagem mais acolhedora pesa na decisão do cliente, ela não deve ficar limitada ao atendimento presencial. O atendimento digital também é fundamental para que o cliente escolha fechar negócio com a sua empresa. Afinal, seu site, WhatsApp ou redes sociais podem ser a porta de entrada para um novo público.


Quando o assunto é atendimento, muitas empresas ainda tendem a associar o uso da tecnologia com interações com robôs. Se você também pensa assim, adiantamos que não é só isso! É possível, sim, ter um atendimento humanizado no digital, algo bem diferente daquelas respostas prontas que costumamos encontrar.


Você precisa entender que tudo gira em torno do seu relacionamento com o cliente. Portanto, daqui para frente, será preciso planejar as estratégias com foco na solução que o cliente procura e em tudo o que isso envolve. Não esqueça que você está lidando com pessoas, e pessoas têm sentimentos, necessidades, desejos e impulsos.


Seja no atendimento por telefone, por mensagens ou pela página inicial do seu site, você deve agir e pensar de acordo com o que o cliente procura. Não adianta trabalhar com respostas prontas. Se o cliente não se sentir acolhido, ele simplesmente vai procurar outra empresa. O mesmo vale para operações de logística, entregas, consertos ou instalações. 


Para avaliar se o seu negócio sabe usar a tecnologia para humanizar o atendimento, ocupe o lugar do cliente. Seu site tem uma página inicial com respostas claras e objetivas, que possam ajudar quem está acessando? Ao pedir mais informações por mensagem, sua equipe envia uma mensagem pronta ou individualiza a resposta? Quando sua empresa envia um técnico para trocar ou instalar um produto, o cliente sabe como funciona o procedimento? 


Com certeza essas perguntas vão ajudar você a melhorar ainda mais o seu atendimento!


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